Os cursos de SEO falam muito da importância da tag alt, porque é um dos elementos essenciais para a imagem ser localizada pelos buscadores. Esse assunto reforça outro que escrevemos em a importância da tag alt.

Imagem by Salvatore Buono
Hospedei essa imagem no Blogger, alt e title com o mesmo nome do post.
Por outro lado, o Google pune os sites que não a utilizam regularmente. Isto é, deixa-os fora do buscador. Com isso os sites perdem visitas vindas do Google. E olhe que são muitas visitas!
Depois de muito ler sobre a tag alt, cheguei à conclusão de que há muita informação na internet sobre o assunto, de maneira desencontrada.
Alguns dizem que ela deve estar logo após a tag img. Assim img alt=””.
Outros dizem que pode ficar no final do código, depois de tudo o que você escreveu, porém dentro da tag img.
Mas, enfim, qual é o uso correto?
Entrei no buscador do Google imagens e digitei “cachorro”. O que encontrei?
A primeira imagem é de um cão musculoso, chamada “cachorro-musculoso”, e sem nada escrito dentro da tag alt. No entanto, dentro da tag title o autor do site escreveu: “Cachorro Musculoso”.
A segunda imagem mostra um cachorro esquisito cujo nome da imagem é “cachorro_gente”. Nesse post o autor deixou de informar as tags alt e title.
A terceira foto mostra uma imagem de nome “Cachorro-150x150”. A tag alt vazia e na tag title=”Cachorro”. O interessante é que o autor escreveu o tamanho da imagem, dica que já postamos aqui no Aabaca Dicas.
A quarta foto da lista mostra um filhote, cujo nome da imagem é “Cachorro”. Consta a tag alt=”Cachorro.jpg”, a largura e a altura da imagem. No entanto, não consta a tag title.
Vamos à quinta e última imagem deste artigo (que já ficou longo), e assim completamos a fileira de 5 imagens mostradas no buscador. Pois bem, a tag alt dessa imagem está vazia. Também não existe title nem dimensão. O nome da imagem é “raça_cachorro_feio”.
Pois bem, visitei os 5 sites, que não conhecia até agora há pouco. Se os donos gostaram de minha visita, jamais saberei. Afinal, meu interesse foi pesquisar a tag alt.
Como usa a tag alt nas imagens?
Quando enviamos uma imagem ao site que vai hospedá-la, ele sempre atribui outro nome a nossa imagem. Por exemplo, enviamos para lá uma imagem de nome “cachorro.jpg” e ele nos apresenta a mesma imagem com nome “czycok.jpg”.
Logo, acredito que o buscador não encontrará essa imagem quando digitarem na busca a palavra “cachorro”. Concorda? É nessa situação que acho que a tag alt ajuda. Assim, dentro da tag alt poderemos escrever o nome da imagem ou o título do post.
Suponhamos um post com o nome “Cachorros lindos de morrer”. A imagem pode ser nomeada “cachorros-lindos-de-morrer” ou “cachorros_lindos_de_morrer”. Já a tag title pode ser escrita assim “Cachorros lindos de morrer”. Ou ainda “Veja só que cachorros lindos de morrer”. Lembrando-se que a tag title só se manifesta quando o visitante do blog coloca o cursor sobre ele.
E no caso de várias imagens no mesmo post? O ideal seria nomeá-las com o nome da foto que ela mostra. Sempre diferente do nome mostrado na primeira imagem.
Em resumo:
. Na tag alt, escrevemos: o nome da imagem ou o título do post.
. Na tag title escrevemos algo que convide o visitante a clicar na imagem.
. Na tag alt escreva menos de 10 palavras.
É isso.
Obrigada pela dica, espero que com isso meu blog tenha mais visitas.
ResponderExcluirÉ isso aí, Monique Di Paula
ResponderExcluirFaça a coisa certa e você verá o resultado.