14.4.12

Tela do Monitor Tremendo ou Trepidando

Tela do Monitor Trepidando ou Tremendo. Resolva esse problema já, com algumas mudanças práticas e fáceis de serem executadas.
Chega um momento na existência de nossa vida de usuário de computador em que nos deparamos com situações inusitadas. Ficamos sem saber o que fazer para resolver o problema. Na pressa, o primeiro procedimento é pegar o telefone e discar a um técnico conhecido ou encontrado na lista de telefones.

Tela do Monitor tremendo


 No entanto, muitas vezes o problema é extremamente fácil de se resolver. Basta um procedimento ou outro e ele some. É o caso do problema que se verifica de vez em quando na tela do monitor, por exemplo.

tela do monitor tremendo ou trepidando

Logo que a gente liga o computador e a primeira imagem surge no monitor, verificamos uma tremedeira na tela ou uma espécie de onda que oscila. Às vezes ela chega a diminuir e aumentar de maneiras sucessivas.

Dá para imaginar, nesses casos, que o monitor está com defeito. Ou o CPU. Ou então o computador inteiro. Muitos usuários pensam assim: “Está na hora de comprar outro computador”.

COMO RESOLVER O PROBLEMA


 Todavia, antes de optar pela compra de um computador novo, invista no velho. Isto é, siga os procedimentos abaixo para mudar a situação crítica do monitor.

Etapa 1

 1. Retire aparelhos elétricos eletrônicos da mesa do computador. Tais como: telefone fixo, celular, rádios e iPods. Também pilhas alcalinas e outros componentes magnéticos. (Geralmente a mesa do computador fica repleta de aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas e isso gera conflito em algum aparelho. O monitor de tudo se torna uma vítima fácil. O telefone de linha também. Aparece chiado.)

 2. Retire todos os CDs e DVDs que estão na prateleira da mesa do computador. Coloque-os num lugar distante do computador. Por tabela, distante do monitor. Aquele escaninho de CD que vem com o rack, limpe-o. Os CDs aí atrapalham o funcionamento do monitor. Verdade!

 3. Caso você usa um estabilizador para todos os aparelhos, desligue o cabo do monitor dele e ligue numa tomada separada. Ou seja, ligue o monitor em uma tomada fora do estabilizador. Pois também costuma gerar conflito.

 4. Caso o estabilizador esteja ao lado do monitor, na mesma mesa do computador, passe-o para a parte de baixo, se houver espaço aí. Ou coloque-o numa cadeira, o mais distante que der, longe do monitor. (A explicação lógica é que todos os componentes geram um campo magnético que interfere na recepção de dados pelo monitor. Por isso surge o problema de oscilação de imagem.)

 Depois de todos os procedimentos acima executados, ligue o computador e observe se o problema desaparece. Pode até ser que na primeira ligação ainda surja o problema, mais brando que antes. Da segunda em diante, ele desaparece por completo.

 Você notará que a tela do monitor aparece nítida e não treme ou oscila, ou trepida. Fim do problema! 

"Eu ainda jogo essa porcaria de computador fora! Não aguento mais! Bem que não devia comprar naquela loja sem-vergonha. Eu sabia que eles eram trapaceiros. Aquele vendedor com cara de santo não me engana. Justo agora que queria fazer o trabalho de escola, o computador dá pau! Vou quebrar ele todinho..."

problemas do monitor tremendo

Calma, vamos resolver o problema com classe. Passemos então à:

Etapa 2


Ou seja, vamos dar uma de técnico temporário. Sair do estado de BIOS, como diz meu amigo técnico em informática. Isto é, deixar de ser um Burro Ignorante Operando o Sistema. Entendeu o sentido da sigla?

CASO O PROBLEMA PERSISTA

 Todavia, depois de todos os procedimentos acima executados, caso o problema persista, altere a configuração do monitor para um valor maior. Para isso, siga os procedimentos abaixo:


Diário Blogueiro


 1. Entre na área de trabalho.

 2. Clique num lugar qualquer com o botão direito do mouse.

 3. Com o botão esquerdo, clique em Propriedades.

 4. Na aba Propriedades de Vídeo, clique em Configurações.

 5. Clique em Avançados.

 6. Na página Propriedades de monitor, clique em Adaptador.

 7. Clique em seguida em Monitor.

 8. Altere a taxa de Frequência de atualização de tela. Deve estar marcada 60 Hertz. Mude o valor para 75 Hertz.

 9. Clique em Aplicar, depois Ok.

 10. Reinicie o computador.

 Só isso. 

É certo que depois desses procedimentos seu monitor parará de tremer, oscilar ou trepidar. Experiência comprovada. Aliás, as dicas do primeiro passo valem para aparelhos de televisor também. Quanto mais eles estiverem longe de aparelhos eletro eletrônicos, fios em excesso, etc., mais eles funcionam de maneira satisfatória.

Depois de algum tempo sem acessar este post, acessei-o hoje para te dizer o seguinte:

Conversando com um amigo que é técnico em restauração de monitor fiquei sabendo que os monitores vão perdendo a força conforme o uso. Assim, chega um momento em que devemos aposentá-lo de vez do computador.

Foi o que fizemos com o monitor do computador principal, isto é, do computador que mais usamos aqui em casa. Deixamos o monitor formato tubo no computador que pouco usamos. Assim ele trabalha bem, isto é, sem mostrar tremedeiras.

Os monitores modernos, ao que tudo indicam, funcionam com menor quantidade de energia. Tanto que nada atrapalha seu funcionamento.


250 cursos online com certificados


Artigo revisado em 31/01/2014


José Guimarães e Silva é professor, escritor e blogueiro. Reside atualmente em Cuiabá, MT. Gosta muito do que e por isso compartilha com você ao menos um pouco daquilo que aprende.

 Mais informação sobre esse assunto no Info Abril e Kibonet.

26 comentários:

  1. Segui os passos etapa 1 e 2 e não pude mudar para 75 Hertz, meu pc é antigo, mais de 10 aninhos, não tem outra opção além dos 60 Hertz. O que mais posso fazer além de trocá-lo. E também tem um problema da tela as vezes ficar tipo "rosa", e quando movimento o monitor ou no cabo ele volta ao normal.

    ResponderExcluir
  2. OI, meu nome é Márcio Vitório e estou tendo os seguintes problemas: meu pc é um AMD ATHLON II da ASUS, dual core com 4 Gb de RAM por 500 Gb de HD com placa de vídeo ATI RADEON 3000 GRAPHICS e tudo novinho vindo da loja, porém meu monitor é velho; tanto que o pc assim que foi conectado ao monitor o configurou para 1024X768 de resolução de tela e está tremendo. Estou tentando comprar um monitor novo mas estou sem "tempo", se é que me entende rsrsrs! Gostaria de que pudesse me ajudar com o que devo fazer: o problema é o monitor que é velho ou não? É alguma coisa com a placa de vídeo mesmo? Aguardo ansioso por sua reposta!!! boa tarde

    ResponderExcluir
  3. Meu tablete surface de vez em quando do nada da uma leve escurecida na tela. O que seria isso?

    ResponderExcluir
  4. Cara vlw mesmo pela dica, meu monitor estava com uma "tremedeira" como se fosse interferencia.
    Desliguei do estabilizador e liguei diretamente na tomada e pum ficou 100%!!! Vlw!!!

    ResponderExcluir
  5. meu pc é windows 7 ultimate e nao tem como mudar pra 75 hz o q fasso?

    ResponderExcluir
  6. Vlw, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Não aparece a opção de mudar de 60 para 75, e agora?

    ResponderExcluir
  8. Quando abro qualquer navegador no meu notebook a tela começa a tremer compulsivamente. Pode me ajudar a entender, o que pode ser e se dar para resolver?

    Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  9. cara valeu mesmo!!! no meu caso era só o estabilizador que estava ao lado do monitor, ja tava pensando que o monitor tava pifando

    ResponderExcluir
  10. Olá caro amigos,estou com um monitor CCE monitor led 15,6" com uma tremedeira na tela,e aparecendo uma lista branca na parte superior da tela.Já troquei a fonte que de 12v 1A,e não houve solução para o problema.O que devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola o meu pc tambem e um cce do msm jeito do seu ele esta dando o msm problema eu nao sei oque fazer ser vc consegui ajeitar o seu me avisa pf vlw

      Excluir
    2. O meu pc ta dando o msm erro ele tbm e cce nao sei oque fazer ser vc consegui ajeita o seu me avisa pf

      Excluir
    3. Estou com o msm problema como voce resolveu?

      Excluir
    4. tenho um com o msm problema

      Excluir
  11. Olá caro amigo,venho por meio desta, agradecer pelas dicas, elas foram de grande valia e resolveram o problema do meu monitor.

    ResponderExcluir
  12. Meu monitor também está ruim. Vou tentar com a dicas do site. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Obrigada resolveu na etapa 1 - :)

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado!!!!!
    eu estava com a tela oscilando, o monitor é novo, não sabia o que estava acontecendo. No fim era por causa do estabilizador, quando eu deixei o estabilizador mais distante o monitor foi melhorando aos poucos.
    Muito obrigado pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  15. ola, estou com o mesmo problema so que é no pc all in one da dell, fiz os procedimento e não adiantou, será que seja no cabo flat que esta oxidado?.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Tenho um netbook e ha poucos dias a tela dele começou a tremer muito e ate a sumir, me deixando preocupado. Fui na internet e vi as dicas de que poderia ser interferencia magnetica, mas nao tinha nada que pudesswe ocasionar isso. Olhei tb os cabos e tudo parecia normal, mas nada de resolver. Poderia ser a bateria dele e, entao, mantive o cabo de alimentacao ligado nele e nada de resolver. Ate q resolvi muda-lo de lugar dentro de casa e foi aí que vi o provavel problema: o comp estava sobre um livro cuja capa é de plastico e este estava mto, mto quente, bem mole. Aí percebi que o problema poderia estar ali, pois plasticos têm eletricidade estática e entao isso deveria estar interferindo no comp, a tal interferencia, mas neste caso, interferencia eletrica. Coloquei o comp na sala e ele funcionou normal. Coloquei-o de volta no quarto sem o livro com o plastico e o comp funcionou normal.

    A gente nunca imagina o q nos espera, mas a formaçao de valores e a informacao formal ou escolar resolvem os problemas, para o bem.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa dica de mudar o Hertz do monitor

    ResponderExcluir
  18. O meu a imagem pula pra baixo as vezes e fica com uns 4 cm só o restante da tela pra cima fica preta, ai eu uso um calço as vzs na frente as vzs atrás pra ele ficar normal, e pra ligar a primeira vez ele só acende após uns 7nmin. O que será que será??

    ResponderExcluir
  19. meu deu certo etapa 3. Caso você usa um estabilizador para todos os aparelhos, desligue o cabo do monitor dele e ligue numa tomada separada
    obrigado amigo ajudou muito

    ResponderExcluir

Parabéns. Muito obrigado por comentar.