Vírus é um programa de computador, com intenção maliciosa, capaz de se propagar pela máquina infectando-a totalmente ou em parte.
Vírus pode também ser definido como parte de um programa, com a intenção de causar danos ao computador.
Como o vírus inicia sua atividade no computador?
Para que o vírus, depois de instalado no computador, inicie sua atividade maligna é preciso que o programa ou arquivo onde ele se encontra seja executado. Assim, tão logo o usuário inocentemente abre esse arquivo, o vírus se torna ativo e começa seu processo diabólico de infecção.
É importante explicar que computador é um dispositivo computacional. E, assim sendo, todos os dispositivos computacionais são vulneráveis à infecção.
Dispositivo computacional é um aparelho que possibilita enviar e receber informações. Tais como: notebooks, computadores domésticos, PDAs e telefones celulares.
O que é PDA?
PDA é a sigla de Personal Digital Assistent, cuja tradução é Assistente Digital Pessoal. É o termo usado para dispositivos como Palm, Palmtop, Handheld, WinCE, PocketPC e outros.
Palm: fabricado pela PalmSource.
Handheld: dispositivo com teclado físico embutido.
Palmtop: dispositivo sem teclado físico embutido.
WinCE ou PocketPC: de propriedade da Microsoft.
O PDA é basicamente um computador de bolso. É diferente da agenda eletrônica, pois esta só armazena informações. Já o PDA, além de executar essas funções, é capaz de processar informações conforme os softwares instalados nele.
De que modo o vírus afeta o computador?
Tão logo o Vírus seja executado assume total controle do computador, podendo fazer uma sequência de atividades malignas que atrapalham e infernizam a vida do usuário.
Dentre essas atividades malignas podemos citar mensagens do tipo “você foi premiado”, “feliz aniversário”; alterar programas de modo que ele execute uma atividade diferente da qual foi designado. Apagar programas. Corromper arquivos do disco rígido. E mais uma grande variedade de maldade que atrapalha a vida do usuário.
Nesses casos há necessidade de formatar o computador a fim de se livrar desses diabinhos perniciosos.
Mas existem, todavia, muitas maneiras de nos livrarmos deles, antes que se instalem no nosso computador e comecem suas atividades malignas.
Veremos isso em próximas postagens.
Agradecimento:
Zig Zag por dispor a imagem de vírus.
Você não precisa ter medo dos vírus. Eles não são nenhum ogros corpulentos e medonhos que vão atacar você. Eles apenas infernizam sua vida, bagunçando seu computador.
A fim de se livrar deles, conheça as ferramentas disponíveis gratuitas que você pode baixar no Baixaki.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Parabéns. Muito obrigado por comentar.